sábado, 2 de janeiro de 2010

PARA PEDIR UM CONSELHO

ViaLactea: Jorge Cardenas



PARA PEDIR UM CONSELHO
Quando estamos indecisos em fazer, ou não fazer, uma coisa, devemos, antes de tudo, nos colocar as seguintes questões:
1º - A coisa que hesito em fazer pode causar um prejuízo qualquer a outrem?

2º - Ela pode ser útil a alguém?

3ª- Se alguém a fizesse a mim, eu ficaria satisfeito?

Se a coisa não interessa senão a si, é permitido balancear a soma das vantagens e dos inconvenientes pessoais que podem dela resultar.

Se ela interessa a outrem, e fazendo o bem a uma possa fazer o mal a outro, é preciso, igualmente, pesar a soma do bem e do mal, para se abster ou agir,

Enfim, mesmo para as melhores coisas, é preciso ainda considerar a oportunidade e as circunstâncias acessórias, porque uma coisa boa em si mesma pode ter maus resultados em mãos inábeis, se não é conduzida com prudência e circunspecção. Antes de empreendê-la, convém consultar as forças e os meios de execução.

Em todos os casos, pode-se sempre reclamar a assistência dos Espíritos protetores, lembrando-se desta sábia máxima: Na dúvida, abstêm-te.

PRECE- Em nome de deus Todo-Poderoso, bons Espíritos que me protegeis inspirem-me a melhor resolução e tomar na incerteza em que estou. Dirigi meu pensamento para o bem, e desviai a influência daqueles que tentarem me desencaminhar.

O ENVANGELIO SEGUNDO O ESPERITISMO
Capítulo XXXVIII
Página 334

Nenhum comentário: